sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fazer acordos- 7° e último passso

Tempo e dinheiro são as duas moedas mais valiosas da nossa época. Na dinâmica de casal, elas acionam questões emocionais. Todo relacionamento tem um livro-caixa invisível, onde ficam as perguntas: quem está devendo? Quem está dando mais ou menos para a relação?

Quando essa cotação se desequilibra, as carências - de atenção, sexo, apoio, afeto - e apelos subjetivos de toda ordem podem apresentar-se em forma de cobranças de tempo, dinheiro e prestação de serviços. Portanto, a primeira atitude é tentar descobrir o que incomoda. Onde é que vocês dois sentem-se magoados, sobrecarregados, roubados? Assim será possível fazer acordos mais justos.

O segundo ponto é ver se vocês estão numa relação complementar, do tipo: esposa organizada versus marido desligado ou vice-versa. Os dois podem se acomodar nesses papéis e se prejudicar.

O melhor antídoto contra isso é esquecer a lenda de que cada um é a "metade da laranja". Mentira. Cada um é uma pessoa inteira e precisa responsabilizar-se pelo próprio equilíbrio e fazer sua parte na dinâmica conjugal. Essa postura agiliza a administração da agenda e do orçamento doméstico.

Consultoria Tai Castilho, terapeuta de casal e diretora do Instituto de Terapia Familiar de São Paulo

5 comentários:

Josi disse...

Laís!!!! Aquela decoração do meu blog não foi feita pela equipe do assessor com quem pretendo fechar, mas para mim q tava resistente com o vermelho, foi uma inspiração definitiva... ele foi comigo no salão para conhecer e pensar em algumas coisas q poderia alterar no orçamento... foi bom pq ele acabou diminuindo muuuuuito o valor de td e eu ainda disse pra ele: "eu qro desse jeito, igualzinho!" rsrs.
Aquele salão é sim o Green House! Toda vez q vejo fotos legais no orkut deles eu copio pra fazer igual no meu Big Day... e vc já escolheu o local do seu??? Bjos!!

Req disse...

7 passos! Parece fácil na teoria, mas deve ser difícil na prática!

Bjao!!

Ju e Dani disse...

Laís, adorei esse!!! é mt legal p pensarmos sim!!! mt legal!!

Ju e Dani disse...

Laís, adorei esse!!! é mt legal p pensarmos sim!!! mt legal!!

Ludy disse...

Oiii Laís... nossa que lindoo...
Tão verdadeiro neh!!

Beejoo
Ahh sou sua nova seguidoraa!!!
=)